Quando o artista é programador informático-Luciana
Quando o artista é programador informático
Olá pessoal, neste texto irei falar sobre a arte computacional. Os meus objetivos é dar a conhecer mais sobre a arte computacional, como começou e o que se faz na arte computacional
Para vos falar de arte computacional temos primeiro que perguntar: quem faz arte computacional?
Supostamente qualquer um o pode fazer, mas é o programador informático a pessoa com mais perícia para o trabalho.
No início desta vertente artística o período era mais geométrico. Isso explica-se em função das dificuldades de criação de imagens realísticas, tanto em relação à tecnologia de visualização nas saídas gráficas, monitor e impressora, quanto no desenvolvimento de algoritmos. Os artistas, no final dos anos 70, começam a se interessar também pela possibilidade de animação que o computador pode proporcionar. Esse interesse provocará uma aproximação com o desenho animado e o cinema. O que mudará essa aproximação e concepção é a modelagem tridimensional, que surge a partir da década de1980, e que permite a atribuição do conceito de simulação para as imagens geradas no computador. Na época, os recursos estavam voltados para a inclusão de imagens fotográficas, desenhos, pinturas e, ainda, para o tratamento da informação, resultando em animações de duas dimensões. Atualmente, em conjunto com a técnica de modelagem tridimensional (3d) e a interatividade, desenvolve-se o conceito do ato na imagem. A sensação de imersão surge nos espaços virtuais em função de sua forma tridimensional, onde é possível, além da exploração do espaço, agir no seu interior e entrar em contato com outras pessoas e objetos virtuais.
Houve uma grande evolução nos Softwares e Hardwares, o que implica que agora cada um pode fazer arte computacional sem ser um grande profissional. A sofisticação das aplicações permitem mais facilmente acedermos ou praticarmos este tipo de arte.
Obrigada por lerem e até ao próximo post.
Olá pessoal, neste texto irei falar sobre a arte computacional. Os meus objetivos é dar a conhecer mais sobre a arte computacional, como começou e o que se faz na arte computacional
Para vos falar de arte computacional temos primeiro que perguntar: quem faz arte computacional?
Supostamente qualquer um o pode fazer, mas é o programador informático a pessoa com mais perícia para o trabalho.
No início desta vertente artística o período era mais geométrico. Isso explica-se em função das dificuldades de criação de imagens realísticas, tanto em relação à tecnologia de visualização nas saídas gráficas, monitor e impressora, quanto no desenvolvimento de algoritmos. Os artistas, no final dos anos 70, começam a se interessar também pela possibilidade de animação que o computador pode proporcionar. Esse interesse provocará uma aproximação com o desenho animado e o cinema. O que mudará essa aproximação e concepção é a modelagem tridimensional, que surge a partir da década de1980, e que permite a atribuição do conceito de simulação para as imagens geradas no computador. Na época, os recursos estavam voltados para a inclusão de imagens fotográficas, desenhos, pinturas e, ainda, para o tratamento da informação, resultando em animações de duas dimensões. Atualmente, em conjunto com a técnica de modelagem tridimensional (3d) e a interatividade, desenvolve-se o conceito do ato na imagem. A sensação de imersão surge nos espaços virtuais em função de sua forma tridimensional, onde é possível, além da exploração do espaço, agir no seu interior e entrar em contato com outras pessoas e objetos virtuais.
Supostamente qualquer um o pode fazer, mas é o programador informático a pessoa com mais perícia para o trabalho.
No início desta vertente artística o período era mais geométrico. Isso explica-se em função das dificuldades de criação de imagens realísticas, tanto em relação à tecnologia de visualização nas saídas gráficas, monitor e impressora, quanto no desenvolvimento de algoritmos. Os artistas, no final dos anos 70, começam a se interessar também pela possibilidade de animação que o computador pode proporcionar. Esse interesse provocará uma aproximação com o desenho animado e o cinema. O que mudará essa aproximação e concepção é a modelagem tridimensional, que surge a partir da década de1980, e que permite a atribuição do conceito de simulação para as imagens geradas no computador. Na época, os recursos estavam voltados para a inclusão de imagens fotográficas, desenhos, pinturas e, ainda, para o tratamento da informação, resultando em animações de duas dimensões. Atualmente, em conjunto com a técnica de modelagem tridimensional (3d) e a interatividade, desenvolve-se o conceito do ato na imagem. A sensação de imersão surge nos espaços virtuais em função de sua forma tridimensional, onde é possível, além da exploração do espaço, agir no seu interior e entrar em contato com outras pessoas e objetos virtuais.
Houve uma grande evolução nos Softwares e Hardwares, o que implica que agora cada um pode fazer arte computacional sem ser um grande profissional. A sofisticação das aplicações permitem mais facilmente acedermos ou praticarmos este tipo de arte.
Obrigada por lerem e até ao próximo post.
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